terça-feira, 6 de janeiro de 2009

NON, OU A VÃ GLÓRIA DE MANDAR


A tesoura de atarracar anseia pela abertura oficial da época dedicada às campanhas eleitorais e a clarificação de algumas questões que suscitam dúvidas a todos. Por exemplo:


De que lado irão estar os assessores socialistas que mantiveram os tachos com os comunistas?


Será que sairão em campanha, orgulhosos na sua bandeira socialista, chamando a si os eventuais louros de um hipotético trabalho que terão produzido, esquecendo os comunistas que lhes asseguraram durante 4 anos os tachos bem pagos e com regalias como mais ninguém?


Será que sairão em campanha, apoiando os comunistas pois, como diz o velho ditado “não se cospe no prato onde se come”, esquecendo os socialistas e renegando as suas ideologias partidárias?


Ou será que vão ficar quietos e calados porque o importante é tentar manter os tachos por mais 4 anos, independentemente de qual o partido que irá vencer o acto eleitoral?


Ou será ainda que conseguirão apoiar os dois lados, num chamado “jogo duplo”, de forma “clara”, “equilibrada” e “justa”, porque se ganharem os socialistas ou os comunistas, vendem a ideia de que são peças “fiéis”, “confiáveis” e “imprescindíveis”?


Mas depois, ainda há os outros, que não têm um tacho mas gostavam de ter. Gostavam até de ser assessores ou vereadores ou até, quiçá, presidente.


Para esses, é mais complicado. Especialmente se apostarem no cavalo errado.


Mas o que mais espanta a tesoura de atarracar, são as teorias de algibeira (que valem pelo esforço dispendido na pesquisa cibernauta) que nos dizem frases feitas, apoiadas numa hipotética experiência que ninguém conhece e que, são debitadas como verdades e alternativas à actual e às anteriores gestões autárquicas.


Estando o ano de 2009 sob a influência de Plutão e sabendo-se que este planeta (que já não o é) provoca alterações e desequilíbrios nas pessoas, nas comunidades, nas sociedades e no mundo, será que é desta que o líder do bloco de esquerda é eleito presidente da autarquia?


Seria engraçado de ver como se passam de teorias (que enchem páginas e provocam espanto nos menos elucidados), a consequências práticas que invertessem o que (para o bloco de esquerda) parece estar completamente errado e adulterado.


Aguardemos. Pode ser que os astros nos ajudem. Ou não.


É verdade...
e no meio disto tudo, qual será o papel dos sociais-democratas? Talvez Diana ou Ártemis lhes consigam caçar um lugar ao sol…

10 comentários:

Anónimo disse...

Esta duvida só existe na cabeça da tesourinha. Lá pelos lados do PS ninguém tem duvida de que a CDU tem a vitória garantida. O próprio presidente da concelhia vai resguardar-se por 4 anos e vai lançar para a fogueira o moço dos recados, que é como quem diz, aquele que tem sido o bombeiro de serviço. Aquele que tristemente e só, vai falando pelo partido. Portanto se o próprio presidente da concelhia não tem duvidas disso, acha que o referido acessor terá duvidas de onde meter a cabeça? Claro que fará como a avestruz. Esconde a cabeça e espera que a campanha passe, logo não espere vê-lo de bandeira na mão.

Anónimo disse...

bla,bla,bla,bla....

Anónimo disse...

Ao anónimo das 16:07
então e esse assessor de que fala, vai manter o tacho que tem?

Anónimo disse...

Infelizmente estou convencido de que sim.

Anónimo disse...

Porra socialistas sesimbrenses acordem.
Não percebem que estão a ser manipulados por traidores?
Agora chamam-se assessores, vão manobrando na câmara e vão mandando no partido, a seu bel prazer, sacando chorosa maquia de assessoria paga por todos nós. Têm nome esse traidores, vendilhões do Templo e traidores da Pátria.
E a tudo isto vai assistindo um partido moribundo onde o seu lider principal no distrito, Vitor Ramalho, assobia para o lado, montado no seu novo emprego, com que Socrates o apagou.
É isto a real politique.
Acordem Socialistas que o partido e Sesimbra estão a afundar-se.
Deitem borda fora essa corja de assessores que vieram descobrir Sesimbra, apunhalando tudo e todos.
Força e coragem aos verdadeiros Socialistas.

Anónimo disse...

Sr(a) Tesourinha,
Não percebo este seu post ...
Explique-me melhor porque considera as teorias "de algubeira" e as frases "feitas". Quais teorias e quais frases?

Anónimo disse...

Porque é que PCP e PSD andam tão caladinhoos?

Anónimo disse...

Concordo que os socialistas têm de acordar de vez.
Já agora vejam quem escolhem para liderar a lista das autarquias. Nada de gente que se deixa manipular de Bruxelas ou de uma qualquer Lagoa.
Tem de ser alguém com convicção e que seja um verdadeiro socialista que defenda a nossa Terra.
Alternativas a este status quo precisam-se com urgência.

tesourinha disse...

Srs. Anónimos
Então mas expliquem lá: O que é que faz este gajo? Ou, o que é que fazem estes gajos?

São assessores, mantêm os tachos – muitos há mais de 10 anos – têm aumentos salariais todos os anos e de acordo com a taxa de inflação, não são eleitos pelo povo, não são sujeitos a concursos públicos e a avaliações mas, são imprescindíveis?

O que é que estes gajos fazem que os eleitos pelo povo não conseguem fazer?

Ou, o que é que estes gajos fazem que os funcionários da autarquia não conseguem fazer?

Ou melhor, porque é que temos que levar com estes gajos e pagar-lhes o ordenado, se não os elegemos?

Ou melhor ainda, porque é que têm, ao que parece, assessorias vitalícias? algumas mantidas pelo PS que passaram para a CDU e, outras PS que se mantiveram com a CDU?

Nestes vossos comentários, parece que os tachos se vão manter. Mas a pergunta que se põe é: então se “manipulam” o PS, “manipulam” também a CDU?

Andará tudo a dormir?

Se calhar estes gajos são mesmo bons.

Se calhar até mereciam lugares de maior destaque, em cargos públicos de relevo.

Haverá alguém que saiba efectivamente porque é que o PS e a CDU têm mantido estes gajos? E para quê? Com que objectivos?

Será que temos de agradecer aos tachos, por existirem?

Porque afinal, se não fossem eles, os políticos eleitos pelo povo e os funcionários da autarquia, não conseguiam “dar conta do recado” sozinhos.

Um grande bem-haja ao gajo, aos gajos, aos tachos e aos tachinhos.

E já sabem, estão aí mais 4 anos, ao que parece, garantidos, renováveis até vocês quererem, seja quem for que venha a ganhar as próximas autárquicas!


P.S.: ao anónimo das 10:15, a tesoura de atarracar dissipará as suas dúvidas oportunamente, em novo post.

Anónimo disse...

Desculpem a ignorancia mas agora não percebi:

" Se calhar estes gajos são mesmo bons.

Se calhar até mereciam lugares de maior destaque, em cargos públicos de relevo."

Afinal a tesourinha está contra ou a favor do assessor de que se fala implicitamente?

Para ser franca, durante algum tempo pensei que a tesourinha seria o próprio.