quarta-feira, 9 de setembro de 2009

HÁ! QUALIDADE...

A Tesoura de Atarracar por momentos, pensou tratar-se de mais um sonho… mas não. Desta vez é real. A edilidade vai receber a certificação de qualidade.

Depois de uma busca rápida no Google, a norma NP EN ISO 9001:2008 vem estabelecer requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos munícipes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade.

E, a equipa certificadora encontrou, na edilidade, os requisitos estabelecidos por esta norma.

A Tesoura de Atarracar não resiste a utilizar mais uma vez uma frase feita e pergunta: Há coisas fantásticas, não há?

Será a partir de agora que os funcionários da autarquia deixarão de trabalhar em buracos e terão direito a lugares de trabalho arejados e iluminados, cumprindo o espaço mínimo necessário a cada um?

Será a partir de agora que nós, munícipes, eleitores, moradores, contribuintes, vamos começar a sentir o que é um serviço de qualidade?

Será que a partir de agora a câmara vai passar a ser só uma e não várias câmaras espalhadas pelo burgo, onde cada um exerce o seu pequenino poder?

Será que é a partir de agora que os pedidos de reunião efectuados à edilidade não demoram três meses a ter uma resposta?

Será a partir de agora que, quando formos às instalações da edilidade, vamos deixar de ver montanhas de papel e pastas no chão?

Será que é a partir de agora que os processos de obras são despachados dentro do prazo legal?

Será a partir de agora que o novo edifício da edilidade é, finalmente, dinamizado?

Será que é a partir de agora que o atendimento público técnico deixa de ser feito por assessores políticos?

Será a partir de agora que os funcionários da autarquia vão ter melhores condições de trabalho?

Será que é a partir de agora que os pagamentos da edilidade a prestadores de serviços não vão demorar seis meses a acontecer?

Será?

Não podemos contudo esquecer que este tipo de certificação é importante.

Mas importante é também não esquecer que só existirá um dia qualidade quando, em primeiro lugar, os funcionários da edilidade forem tratados com respeito por todos, nomeadamente através da oferta de condições de trabalho.

Nenhum gestor, ou nenhum cargo de chefia, de uma qualquer empresa, trabalha enfiado num buraco cheio de pó, papel e ácaros, rodeado por dezenas de colaboradores que se atropelam entre si com atendimentos públicos, telefonemas, conversas, discussões, reuniões, …

Se acrescentarmos a isto, a falta de luz natural, a falta de arejamento e ventilação e, uns quantos baldes debaixo das pingueiras quando chove, dificilmente alguém consegue produzir com qualidade.

A Tesoura de Atarracar tira o chapéu a todos os funcionários da autarquia que, por acreditarem no serviço público que prestam, continuam a fazer a máquina camarária funcionar. Exijam condições de trabalho! Aproveitem este acto eleitoral e pressionem! São vocês que nos resolvem os assuntos. Não são os eleitos. Os eleitos vêm cheios de ideias a pensar que descobriram ou vão descobrir a pólvora. Ao fim de quatro anos, vêm outros, que pensam o mesmo. Mas os funcionários continuam. Cada vez com mais experiência, com mais conhecimentos, com mais sabedoria. Não deixem que esta certificação seja mais uma manobra política que todos vão reclamar como sua. Não deixem que a vossa qualidade seja certificada apenas por um relógio de ponto digital. Para já não falar do famoso SIADAP…

Mas, sobre a autarquia, os funcionários, os vencimentos, o SIADAP, … a Tesoura de Atarracar já dedicou vários post’s…

Agora, a verdade é que, a certificação já cá canta!

O resto?
O resto é conversa!

19 comentários:

Anónimo disse...

Foi uma certificação encomendada!

Anónimo disse...

É um grande trabalho do vereador do PSD.
Se todos tivessem a capacidade dos eleitos do PSD , Sesimbra estaria diferente para melhor...

Laranjinha da Cotovia

Anónimo disse...

O tótó do Carlos Filipe está a contribuir para a política espectáculo deste executivo, é só foguetório esta certificação. O grande problema desta Câmara é o brutal endividamento.

Anónimo disse...

Tens razão, o brutal endividamento da Câmara está ao mesmo nível do brutal endividamento dos 8 anos de Câmara socialista...

Anónimo disse...

O descalabro financeiro desta Câmara vai hipotecar o futuro do nosso Concelho é únicamente isto que me interessa! O resto são lutas estéreis que não merecem qualquer importância.

Anónimo disse...

Isto é o resultado das festas e festinhas da cdu. Quem quer que ganhe em Outubro, vai ter muitas dificuldades financeiras porque não pode pedir mais emprestimos.

Anónimo disse...

Tenho que desabafar! No confronte directo, Socrates entregou aos Portugueses numa bandeja a cabeça de Louça. O país assistiu há queda de um "anjo". Não vale a pena arranjar desculpas, ficou à vista o ódio que o BE tem à classe média. Finalmente caiu do Sr Louça.

Anónimo disse...

Qual é o partido qual é ele que em altura de vacas gordas desbaratou durante 8 anos todos os recursos do Munícipio...

Unknown disse...

http://mhbigudaca-ssb.blogspot.com/

Brevemente no terreno a criar bigodes de alegria e honestidade!

Anónimo disse...

Qual é qual é, o presidente da Câmara Municipal de Sesimbra que quer acabar com o pequeno comércio da Quinta do Conde? Votem nele, com mais 4 anos, vão o resto ao ar.

Anónimo disse...

Estas eleições só revelam o oportunismo de todos os partidos e o desejo de conseguirem um tacho. Parece que o concelho é só a quinta do conde e a mata! Então e nós? não nos prometem nada?

Anónimo disse...

A Certificação é real, e para quem não sabe, não há certificações encomendadas!

A certificação só foi decerto possivel devido à liderança do executivo, e do empenhamento de todos os funcionários.

A Certificação não é um fim mas um principio, agora terão de provar que merecem tal distinção, não podem baixar os braços, tem de "arregaçar" as mangas e continuar a melhorar. Têm de haver "provas" desta melhoria.

Não deverão perder a Certificação como aconteceu com a J.F.Castelo, o que terá corrido mal, alguém sabe?

Não considero nem o Carlos F. Oliveira nem o Augusto Pólvora totos, felizmente são pessoas com uma visão futura do que terá de ser uma autarquia virada para o progresso. Nada se consegue num estalar dos dedos, é pena......Este executivo soube trabalhar em equipa, esperemos que o próximo consiga também!

Anónimo disse...

Diga-me quanto custou a certificação? Vá, não tenha receio de dizer a verdade!

Anónimo disse...

As pessoas opinam sempre, mesmo que não façam a menor ideia daquilo que estão a falar. A Certificação de Qualidade tem um custo simbólico e não há amizades nem cunhas. Ou se cumpre os requesitos ou não se obtem. E não é fácil de obter.

Se de facto a CMS conseguiu obter este Certificado, desde já tiro o chapéu ao executivo comunista.

Ass: Alguém que não é comunista.

Anónimo disse...

Mas diga o valor simbólico, eu sei do que estou a falar!

Anónimo disse...

É menos que o custo de um acessor que ganhe 1200 contos por Mês...

Anónimo disse...

Vá lá; não se enerve, diga qual é o valor da verba simbólica?

Anónimo disse...

1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200

Anónimo disse...

A sua argumentação balofa caiu por terra, meu caro, eu só queria saber o valor da verba "simbólica", mas, já fiquei esclarecido. E fique sabendo que estou longe desta gentalha do PS e mais longe fiquei do CDU-PSD.