domingo, 29 de março de 2009

Ao lado do Conceição


Tem sido bonito de ver, o burgo voltar a ter fins-de-semana soalheiros, com restaurantes cheios e gentes a magote, que passeiam, avenida abaixo, avenida acima, desfilando orgulhosamente pela nova marginal nascente, e pela velha marginal poente.

Porque a época não está para gastos, muitos visitam o burgo apenas para se passearem na enorme passerelle, marginal ao mar.

É vê-los, “os de fora” mais encalorados, em calções e t-shirts, desejosos de entrar na água demasiadamente fria.

“Os da terra” trazem as mulheres para este “passeio dos tristes”. Eles vestem uma roupinha de fim-de-semana de marca e uns sapatinhos bem engraxados. Elas aproveitam a deixa e arranjam os cabelos, maquilham-se, vestem um vestido provocador, uns belos sapatos altos e estão prontas.

Depois, de mãos dadas como se estivessem perdidamente apaixonados e, sem trocarem uma palavra, caminham desde a Califórnia ao Monumento aos Pescadores.

Atravessam a Rua de Fortaleza, cheia de carros, e que ninguém percebe porque é que não aproveitaram as obras e transformaram aquela via num percurso pedonal e, chegam ao velhinho Largo da Marinha e ao inicio da outra marginal…

Já cansados, acabam por se sentar no velho muro da praia, de costas para o mar… a ver quem passa. Sim, porque a coisa está preta e olhar para as coisas, ainda é de borla…

Também a tesoura de atarracar, e talvez há falta de melhor, tem feito o “passeio dos tristes”… observando os lindos prédios que marginam a marginal, na sua linda cor-castanha-de-caca, desde o X-UP até ao Hotel do Mar…

Porque a idade já vai pesando, também a tesoura de atarracar se senta no muro, de costas para o mar… a ver mais uma grande obra que vai crescendo entalada entre o Hotel e o Bar Inglês…

A tesoura de atarracar anseia por ver o novo prédio a crescer e a tomar forma… e a dignificar aquele remate entre um prédio velho e uma obra de arquitectura exemplar…

Mas porque conforme já foi referido noutros post’s da tesoura de atarracar, todos sabemos e percebemos mais e muito melhor de urbanismo do que aqueles que têm a habilitação, capacidade e criatividade para propor, esperemos que depois de estar construído não apareçam vozes contra, providências cautelares, queixas à Judite, and so on, and so on, and so on…

Para já não falar que a culpa será sempre da autarquia, por aprovar um projecto com base no PDM e não, uma “coisa” que se coadunasse melhor com Sesimbra.

Aguardemos…

1 comentário:

Anónimo disse...

Não se percebe nada deste post. Tesourinha está a perder qualidades mas, À falta de melhor ... é o que se tem.