quinta-feira, 16 de abril de 2009

A sonhar...



A tesoura de atarracar, por artes mágicas, conseguiu entrar nos núcleos duros dos partidos candidatos, onde os estrategas debatem questões de fundo que os assolam neste momento.


Ali para os lados do Largo 2 de Abril, três estrategas dialogam:


- É pá, já viste os outros candidatos?
- ‘Tá ganho! ‘Tá ganho!
- Eu acho isto muito esquisito… o que é que andarão a tramar?
- Tens razão… darem-nos a vitória, de mão beijada, sem darem luta… é realmente estranho…
- Ó pá eles estão todos perdidos! Com o trabalho que está feito, não têm hipóteses!
- E em 2013? Eu cá acho que ‘tão a tramar qualquer coisa para nos lixarem em 2013…
- Estes 4 anos ainda vão ser melhores pá! 2013 vai ‘tar ganho!
- Não sei. Não sei. Tens a revisão do PDM que pode ser polémica…
- Pois é… isso pode lixar o partido e a nossa imagem…
- Os gajos são é muita espertos! Lançaram a isca e nós mordemos!
- Temos que pensar no futuro. Pensar numa estratégia…
- Ó camarada, podemos sempre atrasar o PDM mais 4 anos! E a Mata também!


Deste ambiente titubeante, a tesoura de atarracar rumou até Santana…


- Já viram o que dizem do nosso candidato?
- É pá não faz mal. Vamos aproveitar o que outros já fizeram com sucesso. Isto ‘tá tudo nos livros! Guardamos o líder ganhador, protegemos a sua equipa, e lançamos outro gajo prá fogueira, com outra equipa. Em 2013 ganhamos com maioria absoluta!
- Nos livros? Mas quais outros?
- Ó camarada, então em 95! O PSD lançou o Nogueira e protegeu o Cavaco. O Nogueira ninguém sabe dele e, o Cavaco, é o presidente da república! Tem prestigio e é respeitado pelo povo!
- É pá, tu tens a certeza que ‘tás no partido certo?
- O camarada tem razão! 95 é uma lição para todos mas, não podemos pensar que o nosso líder ganhador vai ficar á espera tanto tempo…
- O tempo é pouco. São só estes quatro anos, porque os gajos vão-se entalar todos com a revisão do PDM! Para já não falar da Mata!
- Mas podemos deixar de ser a segunda força política do concelho…
- É pá podes perder as eleições mas com os assessores socialistas que vão estar na autarquia, continuamos em maioria absoluta!
- E se as coisas correrem pior do que estamos à espera, podemos sempre coligarmo-nos com o movimento…
- Mas aí vais ter que ceder pá! Vais ter que fazer o que o gajo quiser!
- É pá se isso nos garantir maior representatividade, dizemos que sim!
- E depois de lá estarmos, revêem-se os critérios da coligação…



Com este jogo coligativo e esta maioria assessorial, a tesoura de atarracar foi ver o que se delineava ali por cima do fradique…


- Não temos que nos preocupar. Com os nossos militantes e simpatizantes, que nos são fieis, já estamos lá dentro.
- Então e mais um?
- É pá, com o desaire socialista, se calhar, com pouco esforço, passamos a ser a segunda força do concelho, e metemos mais um.
- Temos é que ver como é que vai ser isso de ter mais um… porque os tempos inteiros com os períodos de caça… e pesca… não sei…
- É pá isso resolve-se. Conseguirmos mais um era muito bom!
- Temos é que usar a Mata e o facto deles não terem participado na aprovação, numa atitude quase pônciosa.
- Pois, descartaram-se de qualquer responsabilidade. Foram foi espertos!
- Se correr mal, vão gritar “nós é que tínhamos razão”!
- Se correr bem, dirão “o nosso voto não era importante porque a Mata era aprovada na mesma mas, todos sabem que o processo foi liderado por nós”!
- Que grandes sacanas pá!



A coisa era mais profunda, ali no topo da rua do saco…


- Então quem é que vai ser o nosso candidato?
- Não sei. Tem que ser alguém diferente mas comum.
- Um gajo novo?
- Um gay?
- Boa! E que queira casar!
- Não não. Um gajo mais velho, mais do povo…
- Achas?
- E se fosse uma mulher?
- Uma mulher?
- Sim. Aquela tua amiga…?
- Não não. Uma mulher parece-me bem apostado, mas essa gaja não.
- Sesimbra precisa de mudança, de alguém que fale outra língua, que se preocupe com outras coisas.
- Ok, ok.
- E se fosse uma mulher negra?
- E com conhecimentos sobre o consumo de drogas leves?
- E sindicalista?
- E ambientalista?
- Mas quem?
- A candidata ideal não existe. Nem para nós, nem para os nossos camaradas nacionais…
- É pá temos que tentar!
- E até lá?
- Temos tempo. Até Outubro temos tempo.
- E o que é que dizemos?
- Nada. Mantemos o silêncio.



Algures numa casa construída “à margem da lei”, os pioneiros discutem:


- Mas quem é que manda? Quem é que manda aqui? Já chega de palhaçada. Agora vai ser tudo feito. Tudo o que não me deixaram fazer, vai ser feito agora!


… palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, …


- A primeira coisa a mudar é a sede de concelho! Porque a vila do concelho é esta! Onde é que há pessoas? Onde é que é o maior número de habitantes? Onde é que este concelho cresceu e se desenvolveu? A sede do concelho vai ser aqui. Num prédio da Av. Principal!


… palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, …


- E o hospital? O hospital vem mas é prá qui!


… palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, …


- É tudo para Sesimbra? E aquela marginal? O que é que interessa aquilo? Quem é de que nós já lá foi? Ninguém! Ninguém! A marginal do concelho vai ser aqui, ao longo da ribeira de Coina, com qualidade e classe!


… palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, …


- E o Meco? Obras no Meco? E o que é que interessa o Meco? Quem é que lá mora? Aqui é que tem de se fazer as obras. Aqui onde vivem pessoas! Onde vivemos nós! Viva os pioneiros!


- VIVA!


- Viva os pioneiros!


- VIVA!


… palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, …


- E os traidores que nem pensem em coligações! Porque nós sozinhos, com todos os votos dos pioneiros, ganhamos a Câmara! Porque as outras freguesias vão distribuir os votos pelos outros. Nessas, nós não ganhamos nada. Mas aqui, nós todos, os nossos votos todos, somos muitos mais!


… palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, …

(alguns aplaudem de pé)
… palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, …



Fez-se silêncio. Ao longe começou-se a ouvir um som agudo contínuo… O relógio marcava seis e meia da manhã…





69 comentários:

Anónimo disse...

Com a dispersão de votos que vai suceder e com a queda abrupta do PS, vamos ficar entregues a uma coligação sinistra PCP/PSD, que vai continuar a banquetear-se a seu belo prazer.
Verdade seja dita que são quem tem feito pela vida, e são quem tem apresentado os melhores quadros para este acto eleitoral, vão pois colher os frutos destas opções...

Anónimo disse...

Eles comem tudo

Eles comem tudo

eles comem tudo

e não deixam nada...

Anónimo disse...

Não sei porque é que é uma "coligação sinistra". Porque o trabalho que têm feito, parece-me, que é em prol do concelho! Estranho seria os comunistas quererem infraestruturar a freguesia do castelo e a oposição, fosse qual fosse, votar contra.
Por isso desde que seja para bem da nossa terra, tá-se cool!

Anónimo disse...

Concordo com este anónimo. E acrescento: existe alguma oposição em sesimbra? A coligação é total, com todos os partidos. Vejam-se as deliberações de câmara. Em 99,999% das vezes, são tomadas por unanimidade!
Será que a CDU tem poderes hipnóticos? A meu ver, faz um bom trabalho, em beneficio do concelho e seria ridiculo alguém estar contra. Por mim, enquanto natural, habitante e eleitora neste concelho, o que está, merece continuar.

Rui Viana disse...

Caro Tesoura de Atarracar e anónimo das 19.57

Peço desculpa por não ter respondido ou comentado sobre os texto do blog em referencia. Não se trata de qualquer questão com este blog e bloguer(que honestamente não sei quem é). Trata-se de eu ter assumido responsabilidades directivas num Clube com alguma dimensão que me tem dado bastante trabalho (para além do outro trabalho, aquele que me dá de comer).

Por isso me tenho mantido alheado das movimentações politicas do concelho, embora creia que a descrição correcta seja: Por isso me tenho mantido alheado da AUSENCIA de movimentações politicas do concelho!

Ao ler o seu post, ao qual achei imensa graça, concordo com a generalidade das suas observações e penso que não há mesmo grande coisa a acrescentar. Infelizmente a população de Sesimbra está de pernas e mãos atadas, tendo os seus próximos 4 anos hipotecados e entregues a um conjunto de politicos que na sua maioria roça a nulidade. Pouco há afazer neste momento: Os partidos estão na mão dos descritos e os militantes continuam a escolher por compadrio. Enquanto isto persistir, vai ser dificil fazer evoluir este concelho.

Repare-se no conjunto de projectos aprovados que revolucionarão o distrito na próxima década, e Sesimbra passou ao lado de todos eles.

Até o Metropolitano de Superficie cuja negociação eu (simples cidadão anónimo, na altura camuflado com o nome de uma Comissão para não ser acusado de procurar protagonismo pessoal) tomei a iniciativa de em contacto com a CCDR-LVT conseguir a garantia das verbas para os primeiros estudos, se algum dia cá chegar será por vontade do governo e não por vontade da Autarquia ou do PS Sesimbra que nada fizeram para dar continuidade às negociações iniciadas por mim.
Sei que quando isso foi discutido quase por obrigação na A.M., o PS aproveitou para evocar o facto das negociações terem sido iniciadas por um camarada, mas nem uns nem outros (o PS ou o executivo comunista) deram grande interesse ao assunto.

Por tudo isto, e para me poupar psicológicamente, me tenho mantido alheado (embora de forma relativa) da politica local.

Rui Viana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rui Viana disse...

Peço desculpa por não ter esclarecido devidamente, mas o comentário anterior é em sequencia de comentários deixados no meu blog "Ao meu lado" e trancrito para aqui na integra.

Já agora, muito embora eu enquanto militante socialista com as quotas em dia não ter qualquer informação de forma oficial, mas penso que a sede do PS Sesimbra já não existe em Santana.

Anónimo disse...

Tenho informação que a dívida da CMS é monstruosa ? Podem-me fornecer algo mais sobre o assunto.

Anónimo disse...

O que é que se passa com os Comunistas de Sesimbra, para estarem a defender uma coligação com o PSD.
Não fazia mais sentido uma coligação connosco Socialistas...

Anónimo disse...

Mas a CDU fez o quê?
Pagar assessorias milionárias? Não sei
Propaganda? Não sei
Promessas por cumprir? Não sei
Alguém me pod esclarecer?
Ah limpam as ruas e tapam buracos. Pois e não pagamos para isso e mais?
As estradas estão uma miséria.
As ruas de Sesimbra continuam desertas.
Os impostos altos para as famílias.
Os encargos para as empresas idem.
Não me venham dizer que só o Estado é culpado.
E quanto é afinal a dívida?
Antes o dinheiro ia para Quinta do Conde não era?
Agora para onde vai?
Baixem mas é a derrama.
Baixem as taxas para as esplanadas.
Baixem as licenças.
Baixem a água.
Baixem o esgoto.
E será melhor para todos.
Comunismmo devia ser assim.
Espero ter ajudado a governar melhor.

Anónimo disse...

Pelo que sei penso que há quatro anos as candidaturas eram mais fortes com jovens nos lugares cimeiros. Pergunto onde estão as candidatas que o PSD apresentou em 2005 ao Castelo e a Santiago?
O PS também trocou os Jovens pelos seniores? Só a CDU apresenta uma Jovem a Santiago (comparando com 2005), já na quinta do Conde trocou uma jovem por um candidato praticamente sénior?
Vamos ver o BE?

Anónimo disse...

Ó anónimo das 15:26, não me diga que os chuchalistas estão tão aflitos que até já se querem coligar com os comunas?
Mas há aqui alguém que ache que os comunas precisam de algum tipo de coligação?

Anónimo disse...

A melhor solução para Sesimbra é o PCP entender-se com o PSD.
Só assim a nossa terra pode andar para a frente.
PS e BE, ficam a ver como é trabalhar com competência e Sesimbra a evoluir.

Pexito Independente

Anónimo disse...

Baixar as taxas das esplanadas? Essa é muita boa. Os comerciantes pagam menos por dia do que nós pagamos por uma bica ao balcão!

Anónimo disse...

Mas será que ninguém consegue fazer frente a esta coligação PCP/PSD em Sesimbra?

Anónimo disse...

Esta ideia de que uma autarquia se gere com marketing político , com festas e festinhas , com demagogia é um erro que custa caro aos munícipes . Custa-me sentir que os meus impostos são esbanjados em eventos improfícuos .

Anónimo disse...

Dá-me vontade de rir estes comentários da aliança PCP/PSD.
Então e o PS, está coligado com quem?
Vejam as votações da Câmara e depois confirmem se a coligação não foi PCP/PSD/PS.
Este PS não tem razão de existir e a população vai confirmar isso nas urnas.
Passou de partido politico a associação de tachos e assessorias pagas princepescamente.
Como se pode ir votar nesta gente?
MLF

Anónimo disse...

Realmente não se percebe o que é hoje o PS de Sesimbra.
Ou bem ou mal, o PCP tem um rumo, o PSD tem um rumo, quanto ao PS, nem eles sabem o que querem.
É um partido sem rei nem roque, completamente perdido.
Não se queixem que PCP/PSD tomem conta dos destinos da nossa terra por mais 4 anos. E bem vistas as coisas, antes isso do que entregar Sesimbra a um PS enfraquecido e desnortedo.

Anónimo disse...

Nada impede, aos dois anteriores anónimos, de viverem no mundo da suas fantasias (demagogias) ou de admirarem, com vaidade humana, o que supõem ser a sua grande obra de retórica BLÁ...
A realidade é o descalabro financeiro do Municipio, as festas e festinhas, em tempos de dificuldades, promessas adiadas e o aumento brutal do desemprego do Concelho...Enfim...

Anónimo disse...

Á população do concelho de Sesimbra em idade de votar,com mais de dois neurónios,sentido de responsabilidade,noção do ridículo,amor à sua terra e crente num futuro melhor,é favor de acordar e correr com a coligação cdu-psd!

Anónimo disse...

É por ter mais de 2 neurónios e sentido de responsabilidade, que a população do Concelho de Sesimbra vai confiar mais uma vez o seu voto ao PCP.
Esperamos nós, que o PSD não se deixe enrolar por esta tropa socialista e consiga contruir connosco uma terra melhor para os nossos filhos. Daquilo que sei é esse o entendimento de muita gente...

Anónimo disse...

Fia-te na virgem...

Anónimo disse...

Realmente como é que os socialistas de Sesimbra deixaram o PS chegar a este ponto?
Só um cego é que não vê.
Isto vai ser um descalabro.
E os dirigentes distritais e nacionais não fazem nada?
Depois não se queixem.

Anónimo disse...

Os recursos do Concelho são escassos e é muito o que há por fazer. É preciso garantir o máximo rigor na utilização dos dinheiros públicos. E os comunistas vão ter de prestar contas pelas festas e festinhas, que levaram uma fatia importante dos nossos impostos. O POVO VAI CASTIGAR O ESBANJAMENTO!

Anónimo disse...

Chocante, chocante é o foguetório e a festança em tempos de crise.

Eles comem tudo...

Anónimo disse...

1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200

Anónimo disse...

O DESEMPREGO atingiu o máximo histórico no nosso concelho. A pergunta que faço é: Quais as medidas que este executivo camarário tomou para minorar eate flagelo? Perguntar não ofende!

Anónimo disse...

Chocante vai ser o resultado do ps nas próximas eleições.
Para os verdadeiros socialistas, o que se está a passar com o ps é uma triteza...

Anónimo disse...

Corre o boato que o PSD não consegue gente para as listas, será verdade?

Anónimo disse...

Quando o próximo relatório e contas da CMS for do conhecimento da população é que se vai aferir os péssimos resultados financeiros desta gestão.Estão a hipotecar o futuro do nosso Concelho.Sesimbra merece muito melhor.

Anónimo disse...

O PSD está a ter muitas dificuldades na formação das listas. Confirmo!

Anónimo disse...

A CDU também não tem malta suficiente para as listas.
Estão a ver-se gregos para conseguirem arranjar pessoas para os vários orgãos autárquicos

Anónimo disse...

Realmente o que corre por aí é que os comunistas só têm os primeiros das listas, e estão a ter dificuldade em arranjar pessoas.

Anónimo disse...

O único partido que está a conseguir mobilizar de forma contagiante e arrebatadora todos os eleitores do Concelho de Sesimbra é o Partido Socialista.

É um verdadeiro Tsunami rosa, o que vem aí a caminho.

Anónimo disse...

Ai que medo...........

Anónimo disse...

sobre tudo isto não posso deixar de dar razão ao Rui Viana do blog Ao meu lado que diz e muito bem que Sesimbra não tem ninguém capaz de tomar conta disto nos próximos anos.

Anónimo disse...

Os festejos do 25 de Abri estão a ser uma vergonha.

Anónimo disse...

É o turismo de qualidade em Sesimbra.
Que grande vergonha...

Anónimo disse...

PCP e PSD, lançaram uma OPA sobre o PS...

Anónimo disse...

É PÁ DÁ LÁ O TEU NOME PRÁ LISTA QUE GANHAS UNS TROCOS.
Esta conversa seria o mal menor se outros tachos não estivessem em jogo.
VERGONHA...
MLF

Anónimo disse...

Tesoura de atarrachar, devia "cobrar" pela publicidade que os outros bloguers aqui vêm fazer :D

Anónimo disse...

Boa observação a do comentário anterior, mas deixe-me dizer que aquilo nem com publicidade!!!
Politiquice do "bota abaixo" eu dispenso e nem lá entro!

Anónimo disse...

"Bate leve, levemente como quem chama por mim..." Fui ver... o sujeito é um espectáculo! Ele faz a festa, lança os foguetes e ainda apanha as canas!...

Anónimo disse...

Parece que o tal sujeito anda a fazer mossa. Os socialistas sózinhos não se mexem, mas depois de picados é vê-los aqui ás bocas. Vai lá vai.

Anónimo disse...

Os socialistas apresentam como cabeça de lista à Câmara um tipo da Quinta do Conde(mas que lá ninguém o conhece) Temos que tirar conclusões disto, não acham?

Anónimo disse...

Qual mossa? O sujeito fala apenas com os seus heterónimos (anónimos) e de vez em quando lá aparece alguém a criticá-lo!...

Anónimo disse...

Estou confuso! Alguém com mais informação que me esclareça... Então o senhor em causa não é Socialista militante e com as quotas em dia? Então porque escreve tão mal do seu partido? O que este lhe fez? Ou não fez?

Anónimo disse...

Ao anónimo das 23:28 eu gostaria de lhe dizer que quando o Dr. Cavaco Silva surgiu no famoso congresso da Figueira da Foz, também ninguém o conhecia e entretanto teve o percurso que todos conhecemos, sendo o politico que mais respeito evidentemente como social democrata que sou! E como tal devo dizer-lhe que todos os partidos deviam seguir o ex do partido socialista e escolher pessoas que ninguém conhece! Pelo menos essas pessoas merecem da nossa parte o beneficio da dúvida, porque os outros os conhecidos já sabemos do que são capazes!

Rui Viana disse...

Caro anónimo das 3.17, das 12.31, das 22.30, das 23.39 e das 1.23

Eu próprio lhe respondo. Está a ver o nome que está no cimo deste comentário? É o meu nome verdadeiro e é este pormenor que faz toda a diferença entre os “HOMENS” que dão a cara ao dizer aquilo que pensam, e os “homens” que escrevem como anónimos para dizer mal dos outros. Sobre a piada de atirar as canas, só mesmo o autor destes comentários anónimos é que não percebeu que todos percebemos que é o mesmo.

Já agora, se aproveitá-se o tempo que anda nos blogs para fazer algo pelo seu partido em vez de andar na critica fácil e anónima, talvez o seu/meu partido não estivesse a passar o mau bocado que está a passar (refiro-me á gestão interna).

Se fosse um pouco mais inteligente também tem meios á disposição no meu blog para verificar se os comentários são escritos pela mesma pessoa ou não, mesmo que anónimos (embora eu não vá perder tempo a explicar-lhe como!).

Rui Viana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Caro Rui Viana, eu sou o anónimo da 1:23 e respondo apenas como tal!
A sua inteligênca é superior à minha e por isso o mau momento que seu partido está a passar (gestão interna)só seja reconhecida por si! Eu ainda não sei o porquê, porque ao contrário do que pensa não tenho disponibilidade, tenho horários de trabalho complicados o que me leva a vir aqui a estas horas, mas vou informar-me... dar-lhe-ei uma resposta no seu blog, perfeitamente identificado com o meu nome verdadeiro. Por mim, este diálogo termina aqui!

Anónimo disse...

Será que é lavar roupa suja??

Anónimo disse...

O Sr Rui Viana já não é a primeira vez que intítula as pessoas que lhe são divergentes por pouco inteligentes! Lamento que o seu partido esteja a despediçar uma inteligência tão brilhante!

Anónimo disse...

Rui, os gajos começam a ficar incomodados contigo.
É muito bom sinal...

Rui Viana disse...

Caro anónimo das 21.23

Uma pessoa que diz que sou eu que escrevo os comentários anónimos no meu próprio blog para depois responder a mim mesmo, tendo os meios á disposição para confirmar se são enviados pelo mesmo IP ou não, não está a ser divergente. Está a ser outra coisa pior que pouco inteligente. Se lhe chamei pouco inteligente por não saber usar os meios á disposição e não disse o que pensava verdadeiramente, foi porque eu estava com vontade de ser simpático.

Já agora: Eu não sou candidato a nada. Não preciso esconder aquilo que penso verdadeiramente nem preciso ser hipócrita para o potencial eleitorado.

Anónimo disse...

Disseram-me que o o Félix vai em segundo para a Câmara.
Será verdade?
Se é verdade o que lhe deram em troca uma vez que não vai ser eleito?

Anónimo disse...

Vai ser assessor do 1º, se o 1º for eleito.
Dizem que nem 1 vão meter...

Anónimo disse...

Com as contas da Camara num estado miseravel quem for eleito tem muito que penar nos proximos anos.

Anónimo disse...

Esse tal Felix saiu-me cá um troca tintas.
Que falta de caracter.
MLF

Anónimo disse...

A OPA que PCP e PSD lançaram sobre o PS está em curso.....

Anónimo disse...

O psd está com dificuldades em formar as listas autárquicas. Hi,Hi,hi...

Anónimo disse...

Ora aqui está uma sugestão para aqueles que não conseguiram nada nos seus partidos! Que tal inscreverem-se no PSD? Talvez consigam qualquer coisita...

Anónimo disse...

A CDU não consegue fazer listas completas, aquilo está mau...

Anónimo disse...

O PS vai arrasar com a excelência dos seus candidatos.
Até são mal empregados para Seimbra...

Anónimo disse...

Estão mal empregados lá isso estão!

Anónimo disse...

Vi num jornal local a carinha dos candidatos comunistas, meus deus, a política regional anda pelas ruas da amargura.

Anónimo disse...

Qual é coisa , qual é ela, que anda tudo a saltar fora e a tentar arranjar lugar nas listas de outros partidos?

Anónimo disse...

Aposto que é o partido cuja lista para a Câmara é encabeçada por um rapaz da Quinta do Conde...

Anónimo disse...

Os ratos são os que saltam,mas,morrem sempre afogados.