segunda-feira, 13 de abril de 2009

Vamos ao Circo!



Levantado que está o véu sobre os novos candidatos ao poder autárquico, a tesoura de atarracar decide iniciar um conjunto de posts sobre as diferentes candidaturas.



Começando pelo panorama de candidatos já apresentados para encabeçar as listas que darão acesso a um lugar de vereador e, a apenas um dos propostos, ao lugar de presidente, têm-se:



CDU

Sem novidades. A CDU parece acreditar na velha máxima de que “em equipa vencedora não se mexe”. Estranho seria não ser este o candidato.



PS

Onde estão os “pesos pesados”? Parece que o PS parte para o jogo derrotado, numa estratégia de deixar jogar quem nunca jogou e que, noutro cenário, nunca jogaria. O candidato, conhecido para alguns, desconhecido para a maioria, carrega o fardo de um hipotético “testa de ferro” que o PS parece precisar para que outros ilustres (socialistas) se mantenham à tona de água. Sem queimarem a imagem do (como alguém já disse) “messias do concelho que virá salvar os destinos de Sesimbra”…



PSD

O que dizer? O PSD parece apostar na continuidade. Apresenta um candidato que nada terá de provar, bastando-lhe aparecer e fazer o que têm feito durante os últimos anos…



BE

Onde anda? Existirão ao que parece, algumas dúvidas no BE sobre quem será o candidato… É que quando a fasquia fica alta e se transforma um partido num conjunto de teorias, filosofias e utopias que resultam teoricamente, é difícil apresentar um candidato que as ponha em prática.



MCPS

O que dizer de um movimento cívico popular, que se candidata com o dinamizador do mesmo? Parece que o MCPS acredita na vitória ou, num lugar de vereador, uma vez que os militantes e simpatizantes socialistas irão ficar divididos… e já se sabe que a Quinta do Conde pode resolver os resultados eleitorais…




Com esta panóplia de nomes, caberá ao cidadão comum eleitor deste concelho, decidir quem ocupará o lugar maior e quem, irá compor o resto da sala.




Darão os pexitos e pexitas mais 4 anos a um regime comunista? Acreditarão num candidato pexito, que toma decisões e apresenta propostas, para que todos os outros, que nada propõem, possam discutir e apresentar alternativas que acreditam ser sempre melhores?




Darão os pexitos e pexitas 4 anos a um regime socialista que abandonou a assembleia municipal, negando-se a participar na discussão e a votar um dos documentos mais importantes do concelho? Acreditarão num candidato “metido a martelo”, que abandona salas onde se discutem temas importantes, qual “pau mandado”?




Darão os pexitos e pexitas 4 anos a um regime social-democrata, colado aos comunistas? Acreditarão num candidato que nem precisa de abrir a boca para dizer coisa nenhuma?




Darão os pexitos e pexitas 4 anos a um regime de esquerda que não é comunista nem socialista? Acreditarão num candidato (até agora) invisível, que venha a delinear uma estratégia política e a pôr em prática as teorias que irão tirar Sesimbra do buraco e pô-la no topo do mundo?




Darão os pexitos e pexitas 4 anos a um movimento que terá como base ideológica o regime socialista? Acreditarão num candidato com garra, que grita por um objectivo que poucos entendem, de punho fechado no ar, como verdadeiro pioneiro quinta-condense?




Resta-nos aguardar pela votação do povo eleitor do concelho, no momento certo.


Agora, é arranjar o melhor lugar porque o circo vai começar.


Cabe-nos a nós, cidadãos comuns eleitores do concelho, distingui-los uns dos outros e metê-los nos números certos.


Porque o rei da selva não faz trapezismo. Assim como o palhaço não faz ilusionismo… Sabendo-se também que, no circo, não existem números de homens invisíveis…





5 comentários:

Anónimo disse...

Secalhar os invisiveis até fazem alguma coisa... do que os não invisiveis

Anónimo disse...

Bom Post.
Muito realista.
Boa base de partida para uma relexão importante.

Anónimo disse...

Que história é essa de abandonar a Assembleia em votações importantes?

tesourinha disse...

Ao anónimo das 11:59

Não é história.

Aconselho a leitura do post "a fuga, a vergonha e a decisão..." publicado por este blog a 16 de Fevereiro de 2008 e que circulou em muitos mails do concelho...

Anónimo disse...

Já acredito que o PS vai levar uma banhada.
Lá se vai esturricar esse tal rapaz da Quinta do Conde que nem sei o nome.
LMV