quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

"Never trust a man who doesn't drink."

SÓCRATES (470-399 a.C.)

"O vinho molha e tempera os espíritos e acalma as preocupações da mente...ele reaviva nossas alegrias e é o óleo para a chama da vida que se apaga. Se você bebe moderadamente em pequenos goles de cada vez, o vinho gotejará em seus pulmões como o mais doce orvalho da manhã...Assim, então, o vinho não viola a razão, mas sim nos convida gentilmente a uma agradável alegria."

MONTESQUIEU "Dai-lhes bons vinhos e eles vos darão boas leis."



CÍCERO "Os vinhos são como os homens: com o tempo, os maus azedam e os bons apuram."



BONAPARTE, NAPOLEÃO (17 -1821) "Nas vitórias é merecido, nas derrotas é necessário".



Porque o tema do momento tem associado o nome "...Espirito Santo...", a tesoura de atarracar não pode esquecer aquela que é uma das suas grandes paixões: apreciar um dos melhores sabores da vida - o néctar dos Deuses.

Quinta do Perú. Já ouviram falar? Não é essa. É aquela que pertence ao "espirito santo" e produz um dos melhores vinhos da região - "Quinta do Perú - Tinto".

Abordando um tema completamente novo na blogoesfera pexita, a tesoura de atarracar atreve-se num conjunto de sugestões que sabe, à partida (por não serem mediáticas), não írão conseguir comentários sobre a matéria nem o número de visitantes "comme d'habitude"...

Apesar disso, e como os bons pexitos desconhecem aquilo que o concelho e a região proporcionam, deixando para os "flutuantes" o disfrute daquilo que os rodeia, a tesoura de atarracar pergunta:

Quantos já experimentaram um passeio no "Aquarama"? Quantos já experimentaram um curso de vela ou de mergulho ou de kaiake? Quantos já se aventuraram com a "Vertente Natural"? Quantos sabem a diferença de um prato de caracois no "Modesto", e de um prato de caracois no "Maritimo"?

Mas estes, são temas que a tesoura de atarracar abordará noutros post... Agora, é tempo de "saber beber, que é saber viver".

Convidamo-los a aceitar uma visita guiada à nossa região vinicola, integrada nas Rotas do Vinho - Vinho da Costa Azul. Aventurem-se, "vão pra fora cá dentro" e comecem com a voz grossa e rouca da relações públicas da "Bacalhoa Vinhos". Lá, encontram vinhos para todas as bolsas. A tesoura de atarracar recomenda, a preços espantosos, "Serras de Azeitão" branco e tinto. Se desejarem algo mais requintado, "Quinta da Bacalhoa - tinto - 2002" ou "Catarina - branco - 2006". Ou então, um muito bom na boca, bem afinado e de final persistente: "Palácio da Bacalhoa - tinto - 2003". No fim , há sempre lugar para o famoso "Moscatel de Setúbal 1997".

Poucos kms depois, "José Maria da Fonseca". Páre. Visite as caves, e apesar do clássico "Piriquita", compre o "Reserva Especial 2004 - tinto", que não se vai arrepender. Embora a indiferença das meninas da loja, é o local ideal para trazer para casa os drop-stops e os corta-cápsulas. Mas porque os momentos especiais merecem o melhor: "FSF - 2004" (Fernando Soares Franco), um tinto com classe.

Como a Peninsula de Setúbal é "terra mãe de vinhos", esqueçam a velha máxima de que "os alentejanos é que são bons" e dêm um saltinho à Quinta do Anjo - "Casa Agricola Horácio Simões", que primam pela simpatia e orgulho da produção de vinhos, e especialmente do Moscatel de Setúbal e do Moscatel Roxo.

A viagem continua e têm-se outras escolhas igualmente boas na "Cooperativa Agricola de Santo Isidro de Pegões" (Santo Isidro como invocação ao orago protector da lavoura): "Syrah 2004 - tinto" e o "Cabernet Sauvignon - tinto 2005". Terminem com o vinho licoroso "Nucho de Pegões".

De regresso a casa não esqueçam a "Quinta de Catralvos" e os seus "Catralvo Reserva tinto - 2005", "Monte da Charca - tinto 2005", "Marquês do Lavradio - tinto - Reserva 2003" e, para terminar em beleza, compre "Amo-te - tinto - Reserva 2004" de aromas doces e apaixonantes.

Beba-os em boa companhia, aprecio-os, como um bom alentejano... com muita calma...

Para finalizar, a tesoura de atarracar sugere que:

plante uma árvore, ou um pinhal...
tenha um filho, ou uma filha...
escreva um livro, ou um post...
compre um bom vinho, antes que a pelicano, ou o grupo espirito santo ou outros, cheguem primeiro...

2 comentários:

Anónimo disse...

Tesourinha
Foi pena que tivesse abandonado o tema da "mata"...
No entanto deixe-me felicitá-lo (ou felicitar-vos?) por este post.

Também eu já provei a "Quinta do Perú" - tinto - de 2003. Excelente.

Mas, do alentejo, é tudo bom! Inclusivé o vinho. Arrisco-me a partilhar com vocês o "Mouchão" tinto.

Anónimo disse...

Antigamente eram os vinhos, agora são as drogas. Ai, ai, estes alegres pensadores que dão cabo dos olhos a ler e não saem de casa.
Uma dica, um pequeno grande segredo, para os apreciadores dos bons vinhos, queijos e manteiga da nossa região. A caminho de Setúbal, ide pelo atalho das Necessidades... E não digo mais nada.

Farol do Cabo