quinta-feira, 29 de maio de 2008

A actualidade dos post's pexitos


A tesoura de atarracar decidiu destacar alguns dos posts da actualidade da blogoesfera pexita.


Existe um carteiro que do alto da sua sabedoria tece grandes ensaios sobre temas da actualidade. Para quê? Para “encher chouriços”? Por vezes, dá recados pessoais. Para quê? Não sabe os números de telemóveis ou os e-mails dos amigos a quem quer dar recados? Ou precisa de tornar públicos os recados?

E o estafeta que numa pseudo ironia, parece ter a Guilhermina entalada?

A tesoura de atarracar tem recebido no seu e-mail, cópias dos comentários que são feitos na magra-carta e que, não são publicados. Os autores destes comentários solicitam à tesoura de atarracar que os publique. Mas a tesoura de atarracar não é uma caixa de correio extraviado.

Se o conceito da magra-carta é: “o blog é meu. Ou estão comigo ou então, estão contra mim. Como sou eu que mando, só cá cabem os que comigo estão”, não comentem.

Porque este conceito não só é bonito como é democrático.
Nesta magra-carta existem propostas para o concelho? Não. Opiniões sobre temas concelhios? Não. Sugestões para melhorar a nossa qualidade de vida? Nada. É tudo mau. Em especial a cultura. Quer uma sugestão carteiro? Ou estafeta? Ou escriba? Aproveitem a onda das rotundas e ergam desde já uma escultura ao que acham ser o salvador que aí vem.


Como alguém disse num comentário não publicado e que foi remetido à tesoura de atarracar: ergam uma estátua ao grande messias Cristóvão que, pelos vistos é como a pescada, antes de ser, já era. A tesoura de atarracar aproveita a ideia e avança também com uma sugestão para uma escultura ao Rapaz.

Tanta bajulação, já cansa.


E o barco a remos? Naufragou? Parece que disponibilizou o seu blog para comentários sem conteúdo, pobres e ofensivos. E, ao contrário da magra-carta, parece deliciar-se com eles. Está à espera de quê? De chegar aos 1000 comentários sobre, como alguém disse, “lavagem de roupa suja”? Que belo contributo. Propostas? Ideias? Análises? Nada. É falar mal e comentar mal.


O Sr. Rui Viana, por motivos que só ele conhecerá, parece ter abandonado a blogoesfera. É pena.


O caneiro, num último post, comenta o cinema. Dá uma no cravo e outra na ferradura. Por um lado é bom mas por outro, é mau. Diz ainda que não consegue bilhetes. Que esses, são reservados para os funcionários da edilidade e de borla! Será? Olhe que nos últimos tempos, e à excepção dos Clã, David Fonseca, Jorge Palma e Camané, os espectáculos não esgotaram e, espante-se, a sala estava meia.


Será que o Simão Rubim tinha razão? Por ser novidade, os sesimbrenses vieram em peso aos primeiros espectáculos, porque era e parecia bem, estacionaram os seus “cherokees” e vestiram a sua melhor roupinha? Ou será que esta “nata” da sociedade sesimbrense teve bilhetes de borla? Era vê-los de fato e gravata e elas com os seus visons. Afinal, iam ao teatro…


Olhe caneiro, se não sabe, as reservas fazem-se para qualquer espectáculo deste país, e do mundo. Muitas dessas reservas, pagam-se no dia do espectáculo, na bilheteira, quando se levantam os bilhetes. Quer exemplos? Coliseus, CCB, São Carlos, Trindade, Vilaret,… se não sabe, para reservar bilhetes, basta telefonar ou enviar um e-mail. E apenas para lhe dar um exemplo, no primeiro concerto da Madonna no nosso país, os bilhetes esgotaram todos, em menos de uma hora. Só quem foi rápido, on-line, conseguiu bilhete. De certeza que houve convites. E borlas. Mas isso é só para alguns e, a tesoura de atarracar duvida que sejam para funcionários de autarquias.


Se não consegue reservar bilhetes, é porque não quer. Porque se quiser basta telefonar para a bilheteira. Quer o telefone? Aqui fica: 212 288 715 E se quiser, com o que aí vem, já devia ter reservado porque, em qualquer espectáculo, que só ocorre num dia, na semana do espectáculo, na véspera ou no próprio dia, já não há bilhetes. Seja em Sesimbra ou em qualquer sítio deste país.


Quer outro exemplo? Os bilhetes para o europeu de futebol de 2004. Quem quis ver no estádio, reservou on-line um ano antes do evento. Quer outro exemplo. Pavarotti. Esgotou 4 meses antes do espectáculo. E porque também acontece, o espectáculo foi cancelado.


De tanta coisa importante que acontece e é proposta para Sesimbra, é mais fácil dizer mal. Não tem sugestões? Opiniões? Comentários?


O Sr. José Santos decide dizer mal da nova localização do monumento aos pescadores. Diz mal porque não consegue dizer mais nada? Onde estava, era melhor? Atarracado numa parede verde, atrás de uma esplanada de um restaurante? Só se a sua intenção é não o ver…


Haverá que tirar o chapéu a quem tem coragem de propor. A quem teve a ideia de relocalizar o monumento aos pescadores, colocando-o num dos nós mais importantes da vila. Por onde todos passam. E todos contemplam. Afinal foram os pescadores que levaram o nome da “vila piscosa” além fronteiras, e lhe deram a fama do peixe fresco e da sardinha assada.


Tanto mal dizer, só faz mal. Atreva-se por uma vez a propor. Proponha uma outra localização. E já agora, melhor do que a antiga e do que a nova.


O Sr. João Aldeia mantém-se coerente. Mostra através de registos fotográficos aquilo que considera ser de mostrar ao mundo. É um blog com outro tipo de abordagem a Sesimbra que qualquer cidadão, pexito ou não, gostará de ver e conhecer. Corta o mal pela raiz quando os comentários não são mais do que continuar a dizer mal, o que em nada dignificam Sesimbra. Por ser diferente, não tem sugestões, nem opiniões, nem comentários para o desenvolvimento de Sesimbra. É pena.


Os comentários continuam numa luta desenfreada para ver quem é que consegue dizer mais mal do PS, do PSD, ou do PCP. De pessoas que poucos sabem quem são. Da Guilhermina, do Augusto. Das rotundas, das esculturas, do Castelo, das casas de Santana, de Sesimbra, … Se esta pobreza de bloguistas e comentaristas reflecte o destino de Sesimbra, estaremos bem entregues...



A tesoura de atarracar espera que estes, sejam uma ínfima fatia da sociedade sesimbrense que se dedica apenas a conversas de escárnio e mal dizer. É tão mais fácil ficarem sentados há espera que alguém apresente qualquer coisa... para vos facilitar o trabalho de "dizer mal"... Nem têm que pensar. Basta “bater no ceguinho”. É preso por ter cão e por não ter.


O curioso de tudo isto é que a tesoura de atarracar, não tendo comentários, tem um número de visitantes diário tão elevado que, só pode resultar numa de duas conclusões: ou ninguém percebe nada dos posts da tesoura de atarracar ou, ninguém consegue emitir qualquer tipo de opinião.


Aquilo que verdadeiramente é importante, ninguém dá importância.


Será mais importante blogar sobre um livro que em nada influência o resto das nossas vidas?
Ou será mais importante reflectir sobre o novo regulamento para taxar, entre outros, os empreendimentos turísticos?


É mais fácil blogar dizendo mal e até permitindo comentários ofensivos sobre pessoas e entidades?
Ou será mais fácil ignorar aquilo que efectivamente vai mudar no Concelho com o Plano da Mata e a Revisão do PDM?


A blogoesfera é livre e cada um fará dela o que quiser mas bloguistas e comentaristas sesimbrenses, elevem a vossa postura e de cima da vossa sabedoria debitem qualquer coisa construtiva, positiva, alternativa.


Querem um desafio? Tentem dizer bem. Não nos digam só que o que temos é mau. Digam-nos como é que pode ser melhor.


Deixem-se de utopias e filosofias baratas. Deixem-se de recados e ofensas dirigidas e personalizadas. Só vos fica mal. Mais ainda se também vocês têm ou querem ter algum protagonismo na vida politica sesimbrense… com um tacho… ou um tachinho.

10 comentários:

Anónimo disse...

tão mau, tão mau que ninguem comenta.

Anónimo disse...

Não concordo com o comentário das9:19.

O único problema deste blog, na minha modesta opinião, é que publica texto bastante extensos. O que por vezes, para quem não tem muito tempo de ler com olhos de analisar, impossibilita deixar um comentário com fundamento e com alguma acção participativa. Neste caso, e porque estava com algum tempo hoje,até porque já vamos madrugada dentro, li e fi-lo com a atenção que acho que me merece e só tenho uma coisa a dizer : CONCORDO. Se os blogues só servem para falar mal, meu deus..estariamos nós num beco sem saida...e é esse o caminho seguido pela marioria dos blogers, à excepção do Sesimbra, que eu vejo com muita frequência..
Na minha opinião, e reforço que é apenas modesta, seria mais proveitoso que em vez de falar mal, seguerissem alternativas, realçassem o que de bom ainda se vai fazendo por sesimbra porque por mais que nos queiram atirar areia para os olhos Sesimbra, e os sesimbrenses, tem muito de bom que podia ser enaltecido..

Anónimo disse...

A Maga Patalógica conseguiu acabar com a Magra Carta, que estava a ficar gorda.
Para grandes males, grandes remédios.
Parece que lhe cortou o pio...

Joao Augusto Aldeia disse...

Agradeço as referências.

Também me parece que comentários mais curtos e mais frequentes facilitam a participação.

Não creio que os blogs tenham muita importância em termos de fornecer informações, dar sugestões, alterar opiniões,etc. Eu, pelo menos, não publico na blogosfera com esse objectivo. O mundo é muito complexo e os blogs são apenas uma gota no oceano das ideias.

Anónimo disse...

Extenso mas bom.
"Tu és o que lês", dizia uma parede de uma exposição na América do Sul... realmente, já me tinha apercebido que os blogs sobre Sesimbra têm bloggers que lêem a mesma coisa.
É por isso que, de todos eles, só acompanho o Sesimbra!

Desconhecia este blog mas, vou passar a acompanhar.

Continue!

Anónimo disse...

Li e reli a minha mensagem Baixo Nível, de 28 de Maio, no blogue O Outro Lado do Espelho, a que se refere na sua mensagem acima. No entanto, não li nenhuma referência contra a nova localização do Monumento ao Pescador, que não sendo a ideal está bastante mais visível que a anterior, o qual, como Você diz e muito bem, estava atarracado numa parede verde e atrás da esplanada de um restaurante. Convém aqui referir que essa tão obscura localização foi escolhida democraticamente, é bom não esquecer, por uma câmara comunista (CDU) presidida na altura por um comunista, se bem me lembro, um tal Ezequiel Lino, o melhor amigo dos pescadores. Dizia ele, repetidamente, com amor retribuido. Verdade ou estou equivocado?
Voltando ao monumento, a minha crítica, está lá claramente escrita, é em relação ao nível a que está do chão. Poderia estar mais acima como a outra e com uma pequena vedação com água que impedisse ou desmotivasse o que, face à ausência de patrulhamento da Vila por parte da GNR, inevitavelmente irá acontecer, isto é, a pintura grafitti, as colagens, o roubo das letras, a urina de animais de raça, pelo menos, canina, etc. E não é preciso ser vidente ou Maga para estas adivinhações. No fim do Verão veremos.
Até lá, EU continuarei a dizer o que EU quero. EU continuarei a "dizer mal" pela simples e clara razão que, para "dizer bem" dos trabalhos da Câmara Municipal estão lá eles, os próprios, os camaradas do partido e os que, como Você muito bem diz, estarão à espera de um tachinho.
É bom ser livre, não é, Tesourinha?

123 disse...

Muito bem escrito. Concordo com quase tudo.

Acho simplesmente que o que está mal tem de ser falado.

Continue a escrever pq os dois lados da moeda fazem falta.

Anónimo disse...

Meteu a pata na poça quando falou do monumento aos pescadores. Passo a explicar por quê? A antiga localização é que era péssima mas mesmo assim esteve lá n anos com o acordo das diversas câmaras que por aqui passaram, comunistas, socialistas, socialistas-comunistas e comunistas-socialistas. Mas essa é outra história.
A pergunta relevante desta história tem de ser esta:
Que tipo de peça é aquela? Baixo-relevo? Alto-relevo? E com moldura?
A única conclusão a tirar dali é que se trata de mais um assassinato cultural, na Vila, praticado adivinhe lá por quem, Dona Tesourinha?

Anónimo disse...

Ao Sr. José Santos

Uma vedação e um laguinho à volta do monumento aos pescadores???

Proponha mas com qualidade...os sesimbrenses agradecem.

Anónimo disse...

Palavras, palavras, monumentos. Isso dá de comer aos pescadores? Não seria melhor criar politicas de emprego aos pescadores? E esse dinheiro (gasto em tempo de grave crise) se fosse investido MESMO nos pescadores? Quem vibrou com o monumento??? Os pescadores?! Não creio.........