domingo, 26 de outubro de 2008

“Nouvelle adresse” – parte 4


“EN 377, Caixas, Aldeia do Meco e Torrões em obras – saneamento em Alfarim”.


Finalmente o concelho começa a ficar infra-estruturado.

Mas, porque aparentemente nunca foi dito, a tesoura de atarracar recomenda a todos os proprietários envolvidos e que irão beneficiar desta infraestrutura, que se dirijam aos serviços camarários e perguntem o que vai ser preciso fazer para se ligarem à rede pública e quanto é que vão pagar.

É que, ao que a tesoura de atarracar conseguiu apurar, os proprietários terão que actualizar os valores patrimoniais nas finanças (o chamado IMI), o que significa que se a casa está declarada há 20 anos e nunca foi actualizada, esse valor irá disparar para um valor muito acima daquele que está declarado.

Depois, sobre esse valor patrimonial, todos pagarão anualmente a chamada “contribuição autárquica” actualizada (que também irá disparar).

Acresce ainda, a “taxa de ligação ao esgoto” que, em situações normais, é variável entre os 500€ e os 2.500€, calculado com base no valor declarado nas finanças.

Depois, para além disso e anualmente, irão pagar a “taxa de conservação de esgoto”.

Quanto mais alto for o valor patrimonial do bem, maiores serão as taxas a pagar.

É bom que se informem, porque nos dias que correm e com a crise que anda por aí, tudo o que não queremos é “baldes de água fria”.

E de certeza que não queremos proprietários saudosistas do bendito “homem das fossas” que por tuta e meia anual, tratava do assunto…

Sem comentários: